Sistema de custos

Querendo saber um pouco mais sobre sistema de custos? Vamos apresentar noções básicas sobre o assunto neste artigo.

Faz parte de qualquer organização, dentro do processo de tomada de decisões, a existência de ferramentas que os gestores devem fazer uso visando melhorar a competitividade de sua empresa em seu nicho de atuação.

O sistema de custos é uma dessas importantes ferramentas. Tal sistema municia o gestor de informações sobre a estrutura de custos de sua organização. Trata-se, pois, de um instrumento eficaz que pode ser utilizado nos âmbitos estratégico, tático e operacional da organização.

  • No nível operacional acontece a coleta dos dados;
  • No nível tático acontece a diferenciação e classificação destes dados, de maneira a transformá-los em informações padronizadas;
  • No nível estratégico as informações fornecidas pelo nível tático são usadas para a tomada de decisões estratégicas como: quais os melhores produtos, que produtos devem ser fortalecidos ou cortados e definição de melhorias no controle de custos.

Sistema de Custos

O que é sistema de custos: conceito

O sistema de custos é, dessa maneira, a coleta, classificação e organização de dados no que se refere aos custos de serviços e produtos da organização, de forma a transformar tais informações em relatórios de dados estatísticos e padronizados.
Martins vai no mesmo sentido, afirmando que “O sistema representa um conduto que recolhe dados em diversos pontos, processa-os e emite, com base neles, relatórios na outra extremidade.” (MARTINS, 2001).

Além das características acima citadas, o sistema de custos é capaz de auxiliar no gerenciamento e monitoramento do desempenho da organização.

As organizações com grande foco na competitividade estão a utilizar o sistema de custos para os mais diversos intentos:

  • Desenvolver produtos que vão ao encontro das expectativas dos clientes e que possam render bons lucros;
  • Quais setores necessitam de melhoria continua ou descontinua no que se refere a qualidade, eficiência e velocidade;
  • Escolha de fornecedores; e
  • Melhor definição dos investimentos necessários e melhorias em determinados produtos;

É evidente que somente a utilização do sistema de custos de forma isolada não fará com que a organização alcance os fins desejados, no entanto, não há como negar que o mesmo é uma ferramenta de grande importância.

Fonte:

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2001.