O que significa plágio? Não perca seu diploma!

Você já se perguntou o que significa plágio? Muitas vezes por falta de conhecimento ou por conhecimento parcial da gravidade do ato, alguns acadêmicos acabam, seja em trabalhos de meio de curso ou de conclusão de curso, praticando condutas que podem ser consideradas plágio.

Mas afinal, o que significa plágio?

Plágio é o ato de apresentar como sua, obra ou parte de obra pertencente a outra pessoa, sem dar-lhe o respectivo crédito.

Assim, a “cópia” de trecho de artigo alheio, seja de livro ou da internet, não é considerada por si só plágio, a menos que você não cite a fonte.

Muitos acadêmicos ainda não assimilaram a ideia de que, como simples acadêmicos, nós não introduzimos nada de novo em nossos trabalhos. Quando na faculdade, nossos textos devem limitar-se a discorrer sobre temas e pontos de vistas sobre os quais outros autores já escreveram e, em razão disso, podemos e devemos usar partes dos artigos desses autores a fim de fortalecer o que estamos afirmando.

Alguns pensam, também, que só será considerado plágio a cópia feita de autores renomados. Contudo, utilizar em seu trabalho, texto completo ou parte de texto, pertença ele a quem pertencer, sem citar a fonte, é plágio, não importa se de livro, revista, jornal, blog… enfim, usar “palavras” de outra pessoa sem citar a fonte é plágio.

O que significa plágio?

Como evitar o plágio?

Como já dissemos, você pode e deve utilizar ideias de outros autores em seus trabalhos. Fazer citações, na verdade, enriquece seu texto, dando maior credibilidade ao mesmo e mostrando que você pesquisou sobre o tema.

No entanto, tal procedimento deve ser feito por meio de citações “formais” e deve obedecer às normas da ABNT. Em relação a isso, recomendamos este artigo do BRASIL ESCOLA que fala mais sobre o tema.

Bom, agora que você já sabe o que significa plágio, de agora em diante, use o Ctrl+c e Ctrl+v (copiar e colar), mas diga de onde veio o Ctrl+c!

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor