Você faz citações da Wikipedia?

Não há como negar a importância da internet como fonte de pesquisa para nossos trabalhos acadêmicos, seja em cursos presenciais ou à distância. Você, em suas pesquisas, certamente já deve ter se deparado com textos da Wikipedia a “Enciclopédia livre”.

Para quem não sabe, qualquer pessoa, sim, qualquer pessoa mesmo, pode criar e modificar artigos na Wikipedia, sobre qualquer assunto, não se exigindo qualquer qualificação ou experiência para tanto. Assim, caso queiramos fazer citação de artigo da internet, será que é aconselhável usarmos textos da Wikipedia em nossos trabalhos?

Primeiramente, devemos partir do preceito que, seja qual for a pesquisa, devemos consultar sempre mais de uma fonte. Não é recomendável utilizar em trabalhos acadêmicos pontos de vista retirados de um só local.

Dessa forma, a Wikipedia pode sim ser uma de suas fontes de consulta, assim como o próprio Yahoo Perguntas e Respostas. No entanto, procure usar tais sites somente para obter conhecimento primário sobre o tema, aproveitando que os artigos e respostas publicados em tais sites normalmente tem linguagem mais acessível além de, às vezes, citarem outras fontes mais fiáveis. Eu mesmo faço citações de textos da Wikipedia aqui no blog, mas em trabalhos científicos penso um pouco diferente.

Após essa consulta primária e já com algumas informações sobre o tema, busque aprofundar seus conhecimentos utilizando outras fontes mais conceituadas.

Aí você me pergunta: então, devo ou não citar a Wikipedia em meu trabalho?

Minha resposta é: não. Assim como não deve citar meu blog, por exemplo.

Não desmerecendo o trabalho de quem ali escreve, de forma alguma, muitos artigos ali publicados são de ótima qualidade e, considerando que é tudo fornecido de maneira gratuita para quem lê e não remunerada para quem escreve, é um trabalho que não merece ser diminuído.

Contudo, em se tratando de trabalhos acadêmicos e, portanto, de conhecimento científico, as citações utilizadas devem ser oriundas de fontes mais bem conceituadas.

Desse modo, use a Wikipedia como fonte primária de consulta, mas evite como citação direta em seu trabalho.

Contudo, caso você queira mesmo utilizar, interessante aprender o que significa sic, a fim de fazer uso quanto necessário.

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor