Qual a diferença entre eficácia e eficiência?

São conceitos muitas vezes usados como sinônimos, contudo, não referem-se à mesma coisa e confundi-los não é pratica que se espera de um administrador ou candidato a administrador, então: Qual a diferença entre eficácia e eficiência?

O que é eficiência?

Eficiência refere-se ao modo como determinada atividade é realizada, é o meio, não o fim.

O que é eficácia?

Eficácia tem haver com o resultado referente a uma atividade, é o fim e não o meio.

Dessa forma, é possível ser eficiente e não eficaz e vice-versa.


Qual a diferença entre eficácia e eficiência?

Na prática, qual a diferença entre eficácia e eficiência

Usemos como exemplo a realização de um exame no qual você pretende obter nota 10.

Digamos que você esteja a estudar para a prova: separou todo o material adequadamente, esteve presente em todas as aulas, realizou todas as atividades e estudou todo o conteúdo necessário de forma bastante concentrada. Pois bem, você foi eficiente na preparação para o exame.

Posteriormente, na realização do exame, mesmo tendo se preparado adequadamente, suponhamos que você não tenha conseguido alcançar a nota 10. Nesse caso, você teria sido eficiente (meio) e não eficaz (fim). Portanto, alunos que estudam bastante são exemplos de eficiência, o que não garante a eficácia.

O contrário também é valido, ou seja, caso tivesse se preparado mal para o exame e conseguido alcançar a nota pretendida, teria sido ineficiente (meio), mas eficaz (fim).

Fazer do jeito correto: eficiência.

Alcançar o resultado desejado: eficácia.

Qual a diferença entre eficácia e eficiência na administração

Na atividade administrativa devermos ter claros os referidos conceitos em nossa mente, definindo com facilidade a diferença entre eficiência e eficácia. Evidente que na maior parte das situações ser eficaz parece bem mais importante do que ser eficiente, já que preocupamo-nos, normalmente, mais com o resultado do que com o meio. No entanto, realizar uma tarefa da maneira adequada aumenta consideravelmente a chance de alcançarmos o resultado pretendido, de forma que a busca pela qualidade tanto na execução como no resultado deve ser uma constante. Assim, embora diferentes, ambos os conceitos devem estar presentes.

Esperamos que com este artigo tenha ficado mais claro qual a diferença entre eficácia e eficiência. Até o próximo!

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

11 comments

  1. Parabéns pelo texto!

  2. joacinei rocha costa

    Muito bom! explicação bastante clara.

  3. Geraldo Elias Amaral Pinto

    Parabéns pela matéria.

  4. Muito bem exemplificado!

  5. Melhor explicação

  6. Parabéns! Coesão e coerência.

  7. Parabéns pelo texto. Foi objetivo, claro, didático, eficiente e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor