Abordagem humanística da administração – Resumo

Neste artigo apresentamos um resumo da abordagem humanística da administração. Tal teoria surgiu em oposição à Administração Científica e à Teoria Clássica. Com a Abordagem Humanística o foco sai da tarefa ou da organização e passa para as pessoas, como o próprio nome sugere.

A abordagem humanística da administração surgiu por volta da década de 1930, nos Estados Unidos, com o nascimento da Teoria das Relações Humanas.

Abordagem humanística da administração -resumo

Abordagem humanística da administração

Teoria das Relações Humanas

A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Os três pontos basilares para desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas foram:

  • Humanização e democratização da administração, deixando de lado a rigidez existente até então.
  • Desenvolvimento das ciências humanas, notadamente, da psicologia.
  • Os resultados da Experiência de Hawthorne, que deixaram dúvidas quanto a adequabilidade da Teoria Clássica.

Em oposição ao homo economicus surge o conceito do homem social. Aparece a preocupação com fatores como motivação, comunicação, liderança, trabalho em equipe, em contraponto à outros fatores como autoridade, departamentalização, tarefas etc, como era anteriormente.

Com a Teoria das Relações Humanas há maior atenção com a natureza do homem. Percebe-se que as características pessoais da cada um influenciam no ambiente de trabalho. Vê-se, também, que as relações pessoais existentes dentro da organização devem receber especial cuidado.

De maneira inovadora para a época, qualidades de liderança são buscadas nos supervisores, esperando-se que o mesmo tenha a capacidade de influenciar seus liderados objetivamente, conseguindo que esses desempenhem suas funções com motivação e qualidade.

Outro ponto importante, ademais, é o entendimento de que os grupos sociais formados dentro da organização possuem regras informais e próprias, sendo que tais mecanismos influenciam sobremaneira no desempenho dos colaboradores, não podendo, dessa forma, serem ignorados.

Assim, a abordagem humanística da administração foi a primeira teoria administrativa a emprestar um olhar mais atento às necessidades e características dos colaboradores, mais como seres humanos e menos como simples empregados.

—–

Resumo desenvolvido com base no livro: Administração Geral e Pública de Idalberto Chiavenato.

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

7 comments

  1. Apredir verdadeiramente as teorias de Taylor,fayol as abordagem clássicas,humanísticas através deste site certo que a prof na universidade explica só que na apostila nunca igual o detalhamento de cada teorias gostei de fazer parte desta página até que mim ajudou a responder as perguntas de revisão da prova de TGA.

  2. Esse resumo serviu muito para base, simples e objetivo.
    Obrigado pela contribuição

  3. Este resumo me ajudou bastante no entendimento deste assunto. Obrigada por colaborar com meus estudos.

  4. Gostei do site e para já será minha casa e meu guião ate terminar o meu curso

  5. Ajudou-me muito! Muuuuuuuuuuito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor