O que significa sic – Não estrague sua citação!

Você provavelmente já se deparou com essa expressão por aí, mas, afinal, o que significa sic? Saiba que essa é uma informação importante para constar, ou não, em suas citações de trabalhos acadêmicos. Então, vamos ao conceito.

O que significa sic: conceito

Sic é um advérbio latino, e não uma sigla, que significa “desse modo”, “assim mesmo”, “exatamente assim”. É como se você dissesse: “Olha, essa palavra (frase) estranha está exatamente assim na fonte original, o erro não é meu”.

Já vi em alguns trabalhos, talvez pelo fato da pessoa não saber exatamente o que significa sic e quando utilizá-lo, o uso do termo em todas as citações do texto, ou seja, imagino que a pessoa havia entendido que deveria usar sic em toda e qualquer citação, o que não é seu correto significado.

Outro ponto que parece detalhe, mas também é importante, é o posicionamento das aspas antes ou depois do ponto.

Quando o sic é utilizado

Sabendo-se o que quer dizer sic, é importante saber como utilizá-lo. O advérbio sic é utilizado em citações diretas quando você quer mostrar que alguma expressão, por mais estranha que pareça, está escrita exatamente daquele modo na fonte da informação.

O que significa sic?

Utilização do sic nas normas da ABNT

Esclarecido o que significa sic, vamos à sua utilização nas normas da ABNT. A NBR 10520 orienta que o termo sic seja utilizado entre colchetes logo após o termo de grafia “exótica”. Veja abaixo alguns exemplos:

Como utilizar sic na citação?

Pois bem, para aclarar como usar o sic nas citações de nossos trabalhos acadêmicos, vamos à uma utilização prática.
Exemplo: “Afirma o autor que a troneira [sic] está aberta”.
Caso a mesma expressão apareça escrita da mesma maneira estranha várias vezes, você deve usar a expressão [sic passim], que seria algo do tipo “assim mesmo em todo lugar”.

Usar ou não usar sic?

Então, essa é uma questão por muitos discutida. No meio acadêmico criou-se a expressão “sicar”, que significa o ato de mostrar o erro cometido pelo autor da determinada citação.

Alguns autores recomendam que, por questões éticas, o sic não seja utilizado, já que, sendo um citação direta e entre aspas, você já estaria indicando que tudo o que ali está foi transcrito exatamente como o original, sendo desnecessária a utilização do temo sic para mostrar algum eventual erro.

Lembrando a utilização do sic pode ser feita tanto em citações de livros como de textos da internet como Wikipédia e outros.

Afim de esclarecer outras dúvidas sobre citações, selecionamos para você este vídeo feito pelo InfoInclusão sobre citações:

Esperamos que com esse artigo tenha ficado mais claro o que significa sic.

Agora, “sicar ou não sicar”, eis a questão.

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

5 comments

  1. Cara, muito bom post, eu tinha dúvidas sobre o que significa e como usar o sic, mas com os exemplos ficou bem bom.

  2. Olá,
    Muito bom o artigo,porém OS ALGUNS AUTORES?? >> Usar ou não usar SIC, segundo parágrafo.

    Abraços

  3. Muito obrigado pelo esclarecimento claro e conciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor