O que significa benchmarking?

Não se assuste com o nome, várias pessoas como você também têm dúvidas sobre o que significa benchmarking? Trata-se de um processo constante e sistemático de pesquisa e avaliação de produtos, processos e serviços de empresas que, reconhecidamente, são lideres em seus setores, visando o aperfeiçoamento da organização que realiza a análise. É, portanto, um processo de gestão.

O que significa benchmarking

Em termos diretos, o que significa benchmarking?

De forma simples e direta, benchmarking é ação de analisar as razões que levam a empresa X a ter um bom desempenho, a fim de incorporar as mesmas técnicas de gestão na empresa observadora. Este é o significado prático de benchmarking.

A importância do benchmarking

Além de saber o que significa benchmarking, é imperioso conhecer sua importância. O benchmarking faz com que o administrador visualize no mercado empresas que prestam serviços com excelência, comparando as práticas de gestão das mesmas com as de sua organização. A comparação de práticas tem resultados bastante positivos, nesse caso, já que impulsiona a organização a buscar melhor desempenho, orientando, até, a definição de objetivos na gestão organizacional.

Definindo-se pela realização do processo de alteração na gestão da empresa, deve-se, então:

Processo de benchmarking

  • Realizar-se uma análise interna da organização, buscando identificar seus pontos fortes e fracos, especificando quais processos precisam ser melhorados e como será medido o desempenho.
  • Identificar, no mercado, quais os concorrentes são reconhecidamente excelentes nos processos que devem ser melhorados, comparando o que eles fazem com o que a organização faz.
  • Integrar os processos verificados nos concorrentes às práticas internas, dispondo-se a obter desempenho igual ou superior a eles.

É importante que a organização esteja realmente disposta a realizar mudanças de gestão quando se propõe a adotar o benchmarking, tendo em vista que provavelmente algumas práticas internas, talvez há anos repetidas, devam ser alteradas. Será necessário comprometimento total dos envolvidos no processo, tanto lideres como colaboradores. Seu horizonte sobre o que significa benchmarking se abriu? Esperamos que sim.

Para encerrar, veja esse bem humorado vídeo da BOSSTECH CORPORATION sobre o assunto:



Esperamos, com este artigo, ter esclarecido um pouco mais sobre o que significa benchmarking.

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor