Como fazer citação de site e artigo da internet

O uso do computador e internet para realização de trabalhos escolares e acadêmicos tornou-se prática cotidiana. A internet é, atualmente, uma fonte quase que inesgotável de informações e referências, em razão disso, muitos têm dúvidas sobre como fazer citação de site e artigo da internet.

Antes de prosseguir, caso você esteja com dificuldade para fazer seu TCC, conheça este curso: CLIQUE AQUI.

Prosseguindo…

A facilidade das fontes de citações gerou algumas situações características:

Alunos que não citam: Algumas pessoas que, por não entenderem corretamente como fazer citações, não utilizam conteúdos da internet em seus trabalhos por medo de estarem a fazer uma “cópia” ou “plágio”;

Os que copiam “mesmo”: Alguns alunos que, também por não entenderem que podem usar textos da internet em seus trabalhos, desde que citada a fonte, simplesmente copiam e colam o conteúdo como se tivessem efetivamente produzido o texto.

Dessa maneira, para que fique claro, você pode, e deve, utilizar partes de outros textos, sejam eles da internet ou não em seus trabalhos, contudo, desde que cite o site ou outra fonte. Nesse artigo veremos como fazer citação de artigo da internet de acordo com as normas da ABNT.

Como fazer citação de site e artigo da internet

Como fazer citação de site e artigo da internet

1. Qualidade

Tem-se informação sobre praticamente tudo na rede hoje em dia, no entanto, nem tudo que está publicado deve ser citado em trabalhos acadêmicos. Recomendo que se avalie bem a credibilidade da informação e/ou autor do texto. Alguns sites podem até servir para leitura e para que se aprenda um pouco mais sobre o tema estudado, contudo, não devem ser citados em seu trabalho caso a fonte não seja segura.

2. Data:

Ao contrário de livros que, depois de publicados, “existem para sempre”, textos que foram publicados somente na internet podem aparecer e “sumir” a qualquer hora, basta o autor retirar a página da rede. Por essa razão, temos que tomar alguns cuidados com relação à data na citação de artigos da internet.

Na citação e referência, além de autor, titulo e data, devemos colocar a data de acesso à página, assim deixamos claro que, naquela dia a página existia. Veja exemplos:

No texto:
“O uso do computador e internet para realização de trabalhos escolares e acadêmicos tornou-se prática cotidiana.” (RIBEIRO, 2014)

Nas referências:
RIBEIRO, Valter. Como fazer citações da internet, 2014. Disponível em:< http://www.estudoadministracao.com.br/ler/16-11-2014-como-fazer-citacoes-internet />. Acesso em: 16 de nov. 2014.

Para artigos que não possuam data, interessante notar que, quanto às regras da abnt, a NBR 6023 (2002) em seu título 8.6, que trata das datas, sugere, no item 8.6.2, que se utilize uma data aproximada entre colchetes.
Exemplo: (AUTOR, [201-?]).

Aprenda técnicas matadoras para elaborar seu TCC clicando aqui.

3. Autores

É bastante recomendável citar artigos da internet somente quando se conheça o autor da publicação a fim de emprestar maior credibilidade à citação. No entanto, caso realmente seja necessário citar um texto que não haja informações sobre o autor, informe o responsável pela publicação.

Veja:

No texto:
“A editora Jefte Editora lançou, com apoio do Conselho Regional de Administração de Alagoas (CRA-AL).” (CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2014)

Na referência:
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Dica de Leitura. Disponível em:
<http://www.cfa.org.br/servicos/news/cfanews/dica-de-leitura>. Acesso em: 30 de nov. 2014.

No caso de um artigo no qual não haja autor ou mesmo responsável, recomendo que você utilize-o somente como leitura (fonte de informações), mas evite utilizá-lo em citações no seu trabalho.

Só lembrando, que caso expressões de natureza “exótica” sejam encontradas na citação, você pode usar o advérbio sic. O que significa sic? Leia nosso artigo.

Outro ponto é que durante a faculdade, às vezes, não nos são passadas de forma completa as orientações quanto à metodologia de pesquisa, elaboração do texto e como utilizar a citações. Muitas vezes, no curso, os professores ficam atrelados unicamente às questões de formatação, regras da abnt e abordam os demais temas de maneira superficial. Por essa razão eu, pessoalmente, busco aprofundar meu conhecimento em outras, um bom livro que encontrei é o Metodologia Científica, de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi, pois o mesmo vai desde questões técnicas e formais até as questões de conhecimento, habilidades, informações etc.

Para concluir, tanto em textos de “meio de curso” como em trabalhos de conclusão de curso (TCC) somos “apenas” acadêmicos, de maneira que devemos utilizar fontes externas que comprovem o que estamos afirmando no trabalho. A utilização de citações não é cópia, na verdade, enriquecem seu texto, mostram que você leu e pesquisou sobre o assunto, portanto, faça uso constante de citações em seus trabalhos.

Espero que, com esse artigo, tenha ficado claro como fazer citação de site e artigo da internet.

 

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

32 comments

  1. gostei muito, gosto de estudar só, e não sabia como citar artigo da internet, muito obrigado.

  2. Muito útil. Obrigada !

  3. Rápido e didático, esclareceu o que precisava! Muito obrigada!

  4. Olá Valter, gostaria de saber onde encontro no site pesquisado o nome do autor, tem algum lugar específico? Obrigada.

  5. Olá, queria saber se posso colocar a referência de um site que apenas consultei para ficar a par do assunto, mas não citei nada do texto. Não teve nenhuma citação, se ficar sem referencias vai ficar estranho, creio eu.

  6. Muito bom, me ajudou bastante! Obrigado

  7. Obrigada! Contribuiu para minha pesquisa.

  8. Ótimo me ajudou bastante

  9. Gostaria muito que me respondesse. Quando vou citar um site que não tem data, eu coloco qualquer ano é isso? No caso, 2015, 2016… ou coloco na forma 201? Não entendi muito bem essa parte.

  10. Muitoooooo obrigada ! estou fazendo meu tcc e a literatura para minha área é muito escassa. Já havia encontrado vários artigos na internet, mas não sabia como fazer a referência no texto. Obrigada mesmo.

  11. Muito obrigado!!

  12. Boa Noite walter!

    Gostaria de saber se nas citações retiradas da internet com mais de 3 linha precisa fazer o recou e diminuir para 10 cm ???

    obrigada

  13. Muito bom… era isso que estava procurando… Obrigado…

  14. MUITO BOM
    VALEU!!!!!

  15. Daniele Paulo de Souza

    Muito bom, Obrigada

  16. Muito útil.
    Obrigada!

  17. Me ajudou muito!

  18. vc salvou uma parte da minha vida!

  19. Gostei me ajudou muito 😚

  20. gostei muito pois nao sabia como citava-se uma fonte da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor