Especialização em 6 meses – Vale a pena?

Aquela velha frase de que uma mentira repetida várias vezes vira verdade se aplica a esse caso. Você certamente já ouviu alguém falando que cursos de especialização são de “um ano e meio”, ou dezoito meses, contudo, a informação não é verdadeira, é possível fazer uma especialização em 6 meses.

A exigência do MEC é que os cursos lato sensu tenham carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas e duração mínima de 6 (seis) meses, conforme Artigo 5º da RESOLUÇÃO CES N.º 3, DE 5 DE OUTUBRO DE 1999, portanto, uma especialização em 6 meses é totalmente legal.

Especialização em 6 meses

Por que fazer um curso de especialização em 6 meses?

Os motivos podem ser os mais diversos. Existem cargos públicos nos quais o servidor recebe adicional caso possua uma pós graduação, de forma que quanto antes tiver o certificado, antes começará a receber. Outro caso é alguém que tenha passado em um concurso que exija pós-graduação para posse e o candidato ainda não o possua, necessitando rápido de tal titulação. Enfim, caso você, por qualquer motivo que seja, tenha a necessidade de se tornar pós-graduado em um curto espaço de tempo, saiba que é possível, desde que o prazo seja maior que 6 (seis) meses.

E a qualidade?

Cursos de especialização normalmente são compostos por módulos. Digamos que um curso X tenha 10 módulos, caso eu consiga aprovação nos 10, que diferença faz se consegui tal aprovação em 6 ou 18 meses? Se o aluno conseguiu concluir os módulos obtendo as notas necessárias deve, em tese, ter aprendido o conteúdo proposto. Portanto, acredito que o tempo, nesse caso, não prejudique a qualidade.

Importante frisar que caso você parcele o pagamento do curso, o que é comum, provavelmente a faculdade só lhe fornecerá o certificado após a quitação do mesmo, desse modo, caso você realmente o queira em 6 meses, tenha ciência que deverá quitá-lo em tal prazo. Aconselho realizar uma programação financeira com antecedência a fim de ter a quantia necessária para quitação no final do curso.

E o TCC?

Pois é. Não terá como fugir disso. Embora tenha gente que compre, considero um TCC (trabalho de conclusão de curso) algo relativamente simples de ser feito, de forma que caso você tenha facilidade na área da especialização não terá problema em escrevê-lo. Para você que não é tão fluente no assunto, recomendo começar a pesquisar e escrever desde o início, de maneira que, quando terminar os módulos, o trabalho já esteja pronto.

Tem em universidade pública?

No momento que estou escrevendo este post, em 11/11/2014, realizei pesquisas nas mais diversas universidades públicas e não encontrei qualquer curso de especialização em 6 meses.

Já em faculdades particulares encontrei várias opções, principalmente em cursos à distância. Uma pesquisada rápida no Google e você encontrará diversas disponíveis. Lembre-se sempre de conferir o credenciamento da faculdade no MEC ok? Até a próxima!

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

One comment

  1. Quero fazer curso de administração durante 6 meses.
    Muito obrigado pela sua atenção
    Preciso desse curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor