Como organizar o tempo para estudar – 5 dicas

Você está à procura de dicas sobre como organizar o tempo para estudar? Se sim, parabéns, está buscando melhorar seu desempenho. Vivemos uma época na qual as frases “estou sem tempo”, “não tenho tempo para nada”, “faria isso se tivesse tempo”, “não consigo fazer, não dá tempo” são repedidas com uma frequência cada vez maior.

Em algumas situações temos a sensação de que essa falta de tempo é transitória. Temos o raciocínio de: “Estou sem tempo por conta das tarefas X e Y, mas quando isso acabar terei tempo novamente”. Contudo, muitas vezes, já estamos repetindo essa afirmação há semanas ou meses.

Reflita e veja se essa é a sua situação. Se for, seu estado de “falta de tempo” não é mais transitório, tornou-se a regra em seu cotidiano, trata-se de um problema e, como todo problema, deve ser trabalhado e resolvido.

Faculdade, trabalho, vida social e atividades domésticas envolvem tarefas que, gostemos ou não, devem ser realizadas. Essa situação é agravada pelo fato de que não podemos controlar as tarefas que surgem, existirão atividades a serem realizadas, todo dia, de forma que o que podemos fazer é gerenciar tais obrigações. Aumentar a quantidade de horas do dia não é possível, então, como fazer “dar tempo”?

Acredito no conceito de otimização de desempenho. A realização de nossas tarefas de maneira mais qualificada, certamente diminuirá o tempo necessário para sua execução. Mas, como organizar o tempo para estudar?

Como organizar o tempo para estudar

5 dicas de como organizar o tempo para estudar

1º Tenha foco

Parece dica pronta para tudo hoje em dia: “foco, foco e foco”, mas, por ser essencial, não podemos fugir disso. Raras pessoas conseguem dirigir muita energia e atenção a várias coisas ao mesmo tempo. Dessa forma, é determinante que você conduza todas as suas energias ao que estiver fazendo no momento, não disperse atenção.

De início, caso você ainda não seja adepto de tal conduta, crie pequenos objetivos com tempo determinado, por exemplo: Vou dedicar atenção completa ao trabalho de Abordagem Clássica da Administração durante 10 minutos. Durante o tempo marcado, “esqueça-se do mundo”, coloque um cronômetro no celular, relógio ou qualquer marcador que te informe quando o tempo acabar e, feito isso, não se preocupe mais com o tempo, concentre-se somente na tarefa. Isso vale para tarefas de casa ou quaisquer outras.

À medida que for conseguindo se concentrar exclusivamente em uma atividade durante os 10 minutos, vá aumentando o tempo pouco a pouco nas tarefas posteriores, isso após alguns dias.

Foco é, sem dúvida, a principal característica positiva de um trabalho bem realizado. Como organizar o tempo para estudar? Foco é a primeira e principal dica.

2º Divida as tarefas por área e anote

Você certamente tem atividades a fazer em “áreas” diferentes de sua vida. Existem coisas a serem feitas na faculdade, em casa, no trabalho etc. É muito importante que haja uma separação de tais atividades. De nada adianta você estar preocupado com o que tem para fazer em casa enquanto está no trabalho.

Dificilmente, também, conseguimos controlar tudo o que temos para fazer “de memória”. Você pode até conseguir, mas saiba que está carregando um “peso extra” e desnecessário. Nossa capacidade de “energia cerebral” é limitada, devemos otimizar sua utilização, liberamos espaço em nosso cérebro retirando o que não é essencial.

Não dê o trabalho de memorização a si mesmo. Anote o que tem para realizar, seja em bloco de papel, computador, celular ou qualquer coisa, use o que se adapta melhor ao seu estilo, mas anote, não deixe só na memória. Tendo a consciência de que tudo que tem para realizar está anotado, deixa seu cérebro “mais potente” para outras atividades, pois não gastará energia tendo que se lembrar das tarefas. Isso também o torna mais organizado.

Uma dica interessante é, antes de dormir, mentalizar o que tem para fazer no dia seguinte, isso programa seu cérebro para a realização das atividades. Feito isso, antes de se deitar ou quando acordar, anote as atividades dividindo por área, por exemplo: em casa tenho X e Y coisas para fazer, na faculdade Y e Z atividades para realizar e assim por diante. Quando for realizar as tarefas em casa, determine sua atenção somente a essas atividades, esqueça as demais.

Dividir as atividades por área e concentrar-se em uma área por vez evita que você perca energia cerebral preocupando-se com atividades que, às vezes, nem podem ser realizadas naquele momento. Quando estiver no trabalho, por exemplo, concentre-se nas atividades do mesmo.

3º Tenha seu método pessoal

Não importa nosso grau de ocupação ou instrução, temos um ritmo biológico específico que nos diferencia dos demais seres humanos. Algumas pessoas produzem mais no início da manhã, outras no fim, outras à tarde, outras à noite, de madrugada etc. Enfim, você tem períodos nos quais “funciona” melhor. É importante ter consciência disso para que possamos estudar com melhor qualidade.

Após definir seus períodos, divida suas tarefas levando em consideração seu horário de melhor produção. Realize as atividades mais importantes nos horários que você tem melhor desempenho, isso aumentará consideravelmente a qualidade e a velocidade do serviço realizado. Leve isso a sério. Temos um ritmo biológico, caso você queira tirar o melhor de si mesmo, aproveite seus períodos de melhor produção. Deixar uma tarefa importante para ser realizada em um período “ruim” para você, certamente fará com que a qualidade da mesma não seja boa, ou, pelo menos, seja inferior ao que poderia ser.

Autoconhecimento é determinante para o sucesso. À medida que começar a realizar o controle dos horários que trabalha melhor, conseguirá definir com mais exatidão que atividades fazer em determinados horários.

4º Descanse

Alguns estudos sugerem que a maior parte das pessoas só consegue se dedicar com qualidade a uma atividade durante 90 minutos e que, após isso, necessitam de 10 a 15 minutos para voltar a ter o mesmo desempenho.

Assim, defina seu período pessoal de desempenho. Eu, por exemplo, produzo bem durante, no máximo, 60 minutos. Portanto, quando me dedico exclusivamente a uma atividade durante esse tempo, faço um intervalo de 10 minutos para voltar a ela novamente.

A qualidade do descanso também é importante. Assistir televisão ou navegar em redes sociais normalmente tira nosso foco, de tal modo que, várias vezes, sequer voltamos à atividade e, quando voltamos, levamos um bom tempo até nos concentrarmos novamente. Isso é pessoal. Se você consegue durante o descanso ficar no Facebook e depois retornar ao trabalho com a mesma qualidade, então o faça. Tenha foco até nisso. Se for ficar 10 minutos nas redes sociais, concentre-se nisso durante esse tempo e volte ao trabalho quando o tempo acabar.

Agora, caso você seja do tipo que entra para navegar 10 minutos e, quando percebe, lá se foi meio dia, é melhor pensar em outra forma de descanso.

5º Comece a produzir melhor agora

Resultados diferentes exigem atitudes diferentes. Seja realista consigo mesmo. Caso não esteja satisfeito com os resultados da sua vida atual, você terá que mudar sua forma de agir para que os resultados mudem. Não tem outra forma. Não fique esperando que algo mágico aconteça em sua vida. Mude sua forma de agir que os resultados mudarão.

Ler o texto e achar legal em nada vai mudar a realidade. Aqui expus só alguns conceitos, leia mais, aprenda mais e, principalmente, coloque em prática.

Conhece outras formas de como organizar o tempo para estudar? Poste nos comentários!

Leia também:

Administração de Materiais

Administração de Materiais – Resumo

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor